Um Perfil Mais Adequado ou Menos Adequado às Variáveis do Projeto Tem Alguma Influência no Sucesso do Projeto? (Parte 3)

Dinah | 1 de fevereiro de 2013

Nas edições anteriores abordei sobre a importância de se conhecer o ambiente de negócios e sobre a projetização, e nesta 3ª parte da discussão vou falar sobre o sucesso do projeto. (os links de acesso para os posts anteriores são: parte 1, parte 2)

Projetos representam grandes investimentos de dinheiro, recursos e tempo. Portanto, é bastante natural que as empresas esperem por um resultado positivo, isto é, retorno do investimento. Mas, isto somente é possível se o projeto atingir o sucesso.

Infelizmente, as pesquisas mostram que o sucesso não é tão fácil de ser alcançado!

A consultoria Standish Group classifica como sucesso os projetos encerrados dentro do prazo e do orçamento com os produtos atendendo aos requisitos, desafiante, os projetos onde o produto está operacional, mas houve desvio de prazo ou orçamento, e fracasso, projeto cancelado ou não implementado.


Figura 1 – Desempenho dos Projetos (Standish Group, 2000)

As organizações buscam continuamente melhorar a sua eficiência na execução dos projetos. Mas, por que os projetos falham? Os pesquisadores mostram que os fatores que levam os projetos ao fracasso são inúmeros e um deles pode ser uma estruturação equivocada do projeto.

A estruturação do projeto é o conjunto de decisões e definições adotadas na fase de ‘nucleação’ do projeto.

Na fase de nucleação do projeto, a escolha do líder é fundamental! Que características o líder deve ter para se adaptar melhor às características deste projeto? Qual seria o perfil mais adequado para este líder?

No artigo “Mapping the Dimensions of Project Success”, Shenhar, Dvir e Levy desenvolveram uma estrutura multidimensional para a avaliação do sucesso do projeto, que é visto como um conceito de gestão estratégica. O principal objetivo é estabelecer expectativas apropriadas, que fornecem uma base para a decisão de execução do projeto e trade-off.

Shenhar e Dvir definem cinco dimensões na avaliação do sucesso do projeto, que são:

  • Eficiência do Projeto: é uma medida de curto prazo que se refere ao cumprimento das metas planejadas.
  • Impacto no cliente: representa as percepções dos stakeholders em relação ao sucesso do projeto.
  • Impacto na equipe: analisa a satisfação e o comprometimento da equipe.
  • Sucesso comercial e direto: é a dimensão que caracteriza o sucesso comercial do projeto (medidas financeiras).
  • Preparação para o futuro: avalia os benefícios de longo prazo do projeto para a organização.


Figura 2 – Períodos de Tempo e Dimensões de Sucesso (Shenhar e Dvir)

Com estas dimensões, o sucesso do projeto passa a ter um conceito mais dinâmico que considera curto e longo prazo, como mostra a Figura 2.

Para os autores, a importância das dimensões é relativa e varia sua importância com o tempo e o tipo de projeto.

É importante observar que, infelizmente, o sucesso não representa a maioria dos projetos e, portanto, as possibilidades de fracasso devem ser consideradas na etapa de planejamento do projeto.

No livro “Reinventando o Gerenciamento de Projetos”, Shenhar e Dvir questionam o que as organizações devem considerar antes de iniciarem um novo projeto. Os autores enfatizam não só a importância das metas mais imediatas como prazo e orçamento, mas também as metas de longo prazo, que efetivamente representam os resultados do negócio como um todo.

Definitivamente, a escolha de um líder não pode ser feita com proposições generalistas!

Na nossa próxima discussão, vamos falar da classificação dos projetos (variáveis), dentro a Abordagem Diamante! Aguardem.