Um Perfil Mais Adequado ou Menos Adequado às Variáveis do Projeto Influencia no Sucesso do Projeto? (Parte 4)
Dinah | 16 de maio de 2013
Como mencionado no nosso último post, nesta 4ª parte da série vou falar sobre a classificação das variáveis dos projetos dentro a Abordagem Diamante e sua importância na escolha do perfil de um gerente de projeto. (os links de acesso para os posts anteriores são: parte 1, parte 2, parte 3)
Quantas variáveis têm um projeto? Inúmeras. Podemos citar tecnologia, complexidade, tamanho, tempo, risco, equipe, ambiente, maturidade, estrutura, organização, prazo, inovação, geografia, entre muitas outras. Como combinar todos estes elementos e classificar o projeto de forma estruturada?
Shenhar e Dvir, no livro “Reinventando o Gerenciamento de Projetos”, combinaram todas estas possíveis variáveis de um projeto em um modelo chamado NTCR, ou Abordagem Diamante, no qual contemplam quatro (4) dimensões: Novidade, Tecnologia, Complexidade e Ritmo. A partir desta classificação, como definir um perfil de gerenciamento adequado?
novidade
Esta dimensão aborda o grau de inovação do produto para o mercado. Aqui os autores contemplam exclusividade, novidade e incertezas tecnológicas, entre outros, afetando diretamente o tempo de congelamento dos requisitos e as definições estratégicas de mercado, por exemplo.
A novidade do produto é subdividida em três tipos: derivativa, plataforma e inovação. Os produtos derivativos se referem a uma nova versão, extensão ou melhoria de produtos existentes. Os produtos plataforma representam as novas gerações de produtos existentes. Os produtos inovação são os produtos inéditos, os projetos de ruptura.
tecnologia
Esta dimensão aborda o nível de maturidade tecnológica. Trata-se de uma das principais fontes de incerteza para o projeto e tem impacto direto nas competências necessárias aos líderes e membros da equipe.
A tecnologia do produto está subdividida em quatro níveis: baixa-tecnologia, média-tecnologia, alta-tecnologia e super alta tecnologia. Baixa tecnologia se refere às tecnologias conhecidas, média tecnologia às tecnologias existentes que incluem algo novo, a alta tecnologia representa tecnologias existentes no mercado, mas novas para a organização, e as super altas tecnologias são as tecnologias de baixa maturidade, que precisam ser desenvolvidas durante o ciclo de vida do projeto.
complexidade
Esta dimensão contempla a complexidade do produto, processo e organização. A variável está relacionada ao escopo do sistema, podendo afetar a organização do projeto e o tipo de gerenciamento do projeto.
A complexidade possui três classificações: montagem, sistema e matriz. Montagem é a combinação de componentes para a realização de uma função simples, sistema considera vários subsistemas desempenhando múltiplas funções e matriz é a classificação que pode ser definida como sistemas de sistemas.
ritmo
Esta dimensão está relacionada ao grau de urgência do projeto. A dimensão ritmo tem uma forte ligação com a autonomia das equipes do projeto, nível de burocracia, e principalmente na velocidade das tomadas de decisões e grau de envolvimento da alta gerência.
Ritmo contempla quatro níveis: regular, rápido competitivo, tempo crítico e blitz. Estas classificações mostram a importância do tempo no desenvolvimento das atividades do projeto. Tempo, para um projeto regular, não é crítico, mas para projetos com classificação blitz podem ser garantia de um resultado de sucesso.
A Figura 1 mostra a combinação das diferentes classificações, em cada uma das dimensões – NTCR. Cada dimensão representa um aspecto diferente do gerenciamento de projeto.
Figura 1 – Modelo Diamante (NTCR) (Shenhar e Dvir, 2007)
Shenhar e Dvir mostram que a perfeita adequação do estilo gerencial ao tipo do projeto interfere diretamente no fracasso ou sucesso do projeto, pois cada uma destas quatro dimensões (NTCR) tem um impacto diferente no gerenciamento.
A Figura 2 mostra a relação entre o tipo de projeto, dentro da abordagem Diamante (NTCR), a avaliação dos benefícios esperados e riscos potenciais.
Figura 2 – Impacto das dimensões NTCR no gerenciamento de projetos (Shenhar e Dvir, 2007)
Na dimensão novidade pode-se observar que quanto maior o grau de inovação, menor a dependência das pesquisas de mercado. Na dimensão tecnologia quanto mais alto for o nível tecnológico, maior é o número de atividades e ciclos de planejamento, e também maior a necessidade de integração e capacitação técnica da equipe. O aumento da complexidade exige procedimentos cada vez mais formais, planejamento robusto e rigor gerencial. A dimensão ritmo ressalta a importância da autonomia do líder e das equipes e a necessidade de apoio da alta gerência, quanto mais crítico for o tempo para o projeto.
Shenhar e Dvir mostram, por meio desta análise, que os estilos gerenciais devem ser diferentes para cada natureza do projeto.
Mais uma vez, … confirma-se a hipótese de que um líder não pode ter o mesmo perfil para qualquer tipo de projeto!