Desenvolvimento da Liderança Global

Dinah | 25 de abril de 2012

No artigo “A New Era for Global Leadership Development”, de Bill George, professor de Práticas de Gerenciamento da Harvard Business School, é evidenciada a importância e a dificuldade no desenvolvimento de líderes globais, em função das realidades impostas pela globalização.

O autor mostra que muitas empresas multinacionais ainda concentram suas decisões vitais nas mãos de um pequeno grupo de líderes. Profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas e de diferentes origens são frequentemente contratados, mas dificilmente atingem uma posição corporativa.

Isto não funciona mais! Certamente esta não é a prática mais adequada quando falamos de empresas globais, muitinacionais ou transnacionais. As empresas precisam de líder com perfil multidisciplinar e multicultural, capaz de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Um líder verdadeiro!

Como estes líderes globais são desenvolvidos? Bill George apresenta alguns atributos essenciais:

  • A diversidade da alta liderança deve refletir a diversidade de clientes da empresa.
  • Os líderes globais devem ser eficazes no alinhamento dos funcionários com a missão e os valores da empresa, capacitando profissionais para liderar e colaborar horizontalmente, não verticalmente.
  • As empresas atuais não deveriam se concentrar nos seus 50 principais líderes, mas no desenvolvimento de líderes em quantidade suficiente para assegurar a operação em uma grande diversidade cultural.
  • O desenvolvimento de líderes mundiais com sensibilidades culturais e habilidades colaborativas requer maior foco em inteligência emocional, autoconhecimento e capacitação em habilidades de gestão tradicionais.

Com todas estas contínuas e crescentes mudanças, o que as empresas estão fazendo? Como as empresas estão tomando suas decisões? Os líderes envolvidos nas tomadas de decisão conhecem o perfil de seus clientes locais?

Bill George mostra que as empresas precisam se concentrar em valores e não na hierarquia, pois as características dos líderes globais bem sucedidos de hoje diferem muito dos gerentes hierárquicos tradicionais. Os líderes globais precisam de altos níveis de inteligência emocional e autoconhecimento para unir diversas e diferentes pessoas em torno da missão da organização e os seus valores, além de capacitá-los para tomar decisões sem esperar as orientações de algum nível superior.

Neste contexto, as empresas precisam ampliar o alcance do desenvolvimento da liderança.

Em função da análise de diversas empresas, Bill George mostra pontos fundamentais para o desenvolvimento de líderes globais, como o desenvolvimento de um grande número de líderes, preparados para papéis expandidos, preparação de futuros líderes para cenários de incertezas, vivência em vários paises para assegurar a eficácia do líder em questões globais, fluência em línguas locais e imersão na cultura local.

O desenvolvimento de líderes globais exige uma mudança de foco em competências de gestão para ajudar os líderes a serem eficazes em diferentes culturas. Apenas trabalhar no exterior não basta.

Para Bill George, estes métodos de desenvolvimento de líderes globais para o futuro ainda estão em sua fase inicial, mas há pouca dúvida de que terão um impacto profundo no desenvolvimento de líderes mundiais nos próximos anos!